A redução da taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS, prevista para ser aprovada pelo Governo nesta quarta-feira, 28/02/2024, gera preocupações no setor financeiro. Instituições financeiras, já afetadas pela medida similar em 2023, veem suas margens de lucro comprimidas, limitando a oferta de crédito.
Correspondentes bancários, essenciais na distribuição desses empréstimos, enfrentam cortes nas comissões, o que ameaça sua viabilidade econômica e postos de trabalho. Neste cenário, a solução proposta pela Bankerize, inova ao transformar correspondentes em fintechs, empoderando-os com tecnologia e suporte, e diversificando suas fontes de renda.
Esta estratégia não só enfrenta os desafios impostos pela redução de juros, mas também abre caminho para a autonomia, competitividade e sustentabilidade no setor ao adotar esse modelo. As entidades podem diversificar receitas, capturando taxas sobre operações, e potencialmente mitigar os impactos negativos da redução de taxas, garantindo sustentabilidade e crescimento mesmo em um ambiente de margens reduzidas.
Este cenário complexo e suas soluções inovadoras destacam a importância de se manter em constante atualização de informação sobre as tendências do mercado financeiro e as regulamentações governamentais.
Bankerize – Transformando o futuro financeiro dos seus negócios